Tecnologias Utilizadas

Sempre à procura das melhores opções tecnológicas

Machine Learning ( Aprendizado de Máquina)

Machine learning pode ser entendido como uma subcategoria de IA.

Esse sistema é capaz de analisar uma grande quantidade de dados por meio de métodos estatísticos específicos, além de usar uma variedade de algoritmos para encontrar padrões no banco de dados.

Com base nesses padrões, consegue fazer determinações ou predições. Sua principal característica, porém, é não precisar ter as rotinas implantadas a mão: o próprio sistema tem a habilidade de aprender com a análise de dados e executar tarefa com uma precisão cada vez maior. Um bom exemplo é o filtro de spams dos e-mails.

Sem a necessidade de configuração, ele se aprimora de forma automática e, com o tempo, se torna cada vez mais eficiente para bloquear mensagens indesejadas na caixa de entrada.

machine-learn
cloud-computing2

Computação em nuvem (Cloud Computing) , é a disponibilidade a pedido de recursos do sistema informático, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem a gestão ativa direta do utilizador.

Aplicativo Móvel

A aplicação móvel, também conhecida como APP, é um programa desenvolvido para ser instalado num dispositivo eletrónico móvel, como um PDA, telemóvel, smartphone, etc.

des-app
cercas-virtuais

Cercas Virtuais

  • Geofencing é um serviço que desencadeia uma ação quando um dispositivo entra num local definido. Em ambientes exteriores estes limites podem ser definidos através do próprio GPS.
  • Beacon quando em ambientes internos, estes dispositivos baseados na tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), estão constantemente a enviar informações que se comportam de forma semelhante ao GPS

RFID ou Identificação por Radiofreqüência, é uma tecnologia sem fios destinada a coleta de dados. Tal como os códigos de barras, o RFID faz parte do grupo de tecnologias automáticas de Identificação e captura de dados. O seu aparecimento remonta há várias décadas, mas o crescimento maciço de sua utilização tem sido notado, especialmente através da redução do custo dos seus componentes.

Um sistema RFID é composto por um transceptor que transmite uma onda de radiofrequência, através de uma antena, para um transponder, ou mais conhecido por tag. O tag absorve a onda de RF e responde com algum dado. O transceptor está ligado a um sistema que gerência as informações recebidas.

RFID

REDES DE COMUNICAÇÃO

GPRS/3G/4G/LTE são tecnologias disponíveis na rede GSM, que permitem a transmissão das informação coletadas por dispositivos remotos para servidores, através de redes celulares.

SATELITES DE COMUNICAÇÃO – O satélite, do ponto de vista de transmissão é uma simples estação repetidora dos sinais recebidos da Terra que são detetados, deslocados em frequência, amplificados e retransmitidos de volta à Terra.

REDES LPWAN – As redes Low Power Wide Area (LPWA) surgiram para conectar milhões de pontos de menor valor agregado, com redes de melhor cobertura, menor custo de conexão e menor consumo de bateria, expandindo assim a gama de soluções IoT. O protocolo LoraWAN utilizado para dispositivos Lora tem vindo a ganhar uma participação importante neste tipo de aplicação.